Aluguel de temporada e sua rentabilidade

Adquirir um imóvel é a realização de um sonho, principalmente quando encontramos o lar tão desejado como no litoral de Santa Catarina. A estabilidade de uma residência pode ser desfrutada de várias maneiras, seja para descansar, aproveitar a família ou trabalhar em home office, por exemplo. Mas uma escolha cada vez mais usual é utilizar o imóvel para ganhar uma renda extra com o aluguel de temporada.

Transformar o aluguel de temporada como um modelo de negócio é extremamente lucrativo para o proprietário e bastante tranquilo. Principalmente se ele quiser aproveitar para deixar a parte burocrática com alguma imobiliária de confiança. Desse modo é possível conquistar uma renda extra sem grandes preocupações e poder focar nas possibilidades do que fazer com o dinheiro.

Outra facilidade que conta a favor do aluguel de temporada é a flexibilidade. Definir e cobrar valores diários pela estadia de inquilinos se dá através de contratos simples. Por isso, a negociação de valores e condições podem ser conversadas e reajustadas mais tranquilamente antes do fechamento do acordo.

Além disso, a região de Santa Catarina é uma das mais procuradas para se viver e também para passar as férias durante o verão, já que ela se destaca, sobretudo, pela qualidade de vida e belezas naturais. Assim, com a alta demanda de turistas, você pode utilizar a sua casa própria para ganhar uma renda extra com o aluguel de temporada.

Um dos estados brasileiros com maior Índice de Desenvolvimento Humano – IDHM, Santa Catarina atrai o público, como dito anteriormente, pelas belas praias, cidades com estrutura de alto padrão e condições de bem-estar oferecidas para a população. Nesse sentido, a procura é muito alta e é praticamente uma garantia de que haverá interesse de locação do seu imóvel, principalmente durante o verão.

No entanto, existem alguns cuidados que são importantes para saber:

Dicas para começar a ganhar dinheiro com aluguel de temporada

Uma dica de cuidado importante é ficar atento ao público-alvo. Existem muitos fatores que pode levar as pessoas a procurar por um aluguel de temporada. Antes, citamos a procura pelo verão, para aproveitar a praia e a comodidade de Santa Catarina, mas também tem quem queira locar para realizar um curso nas proximidades ou porque a casa está em reformas.

Nesse sentido, conhecer quem vai alugar o seu imóvel para a temporada é muito importante. Assim você pode organizá-lo para atender melhor às expectativas e aumentar ainda mais a procura pelo negócio. É preciso estar atento também no fato de que muitas pessoas procuram este modelo de locação para aliar valores razoáveis (diferente de um hotel, por exemplo) com o conforto de uma casa e seus equipamentos.

Além disso, existe um público que procura por locações de luxo, com serviços de alta qualidade durante a estadia, como piscina, localização próxima da praia, motorista, babá, chefe de cozinha e etc. Por isso, é preciso avaliar qual é a sua possibilidade e atender da melhor forma possível.

Outra dica importante é prestar atenção nas condições referentes a valores e prazo da estadia. O prazo máximo de locação para este tipo de contrato é de 90 dias, por isso o período deve ser estritamente negociado. No entanto, o tipo de contrato para aluguel de temporada é mais flexível.

Por exemplo, a lei protege o proprietário, permitindo ação de despejo imotivada no caso do inquilino não desocupar o imóvel no fim do contrato, por exemplo. Além disso, os valores negociados podem variar conforme os benefícios da localização, da propriedade e também do período. Algumas pessoas escolhem alugar por poucos dias ou apenas para feriados, enquanto outras escolhem por meses, respeitando o prazo limite.

Por isso, outra questão importante é a realização de um contrato. Apesar das flexibilidades e facilidades do modelo de negócio, firmar um acordo protege você de uma futura dor de cabeça. Nesse sentido, é preciso deixar todas as informações de estadia e negociações em comum acordo. Para facilitar a sua vida, você pode escolher uma imobiliária de confiança e apenas aproveitar a sua renda extra com o aluguel de temporada.

Como aproveitar sua renda extra?

A Imobiliária Zart  trabalha com os melhores imóveis de Bombinhas e do litoral de Santa Catarina, trabalhando com venda e locação de apartamentos e casas. A nossa visão vai além de atender as necessidades momentâneas. Queremos criar relações interpessoais duradouras entre as partes envolvidas, para que todos tenham rentabilidade e empreendem a cada dia mais.

Pensando nisso, temos algumas sugestões de como aproveitar sua renda extra com o aluguel de temporada.

Guardar – Em primeiro lugar, guardar é sempre uma boa opção. Você pode utilizá-lo mais tarde e planejar como vai gastá-lo sem pressa, afinal, quem guarda tem. É claro que isso vai depender das condições e dos valores recebidos com o negócio.

Investir – Outra dica interessante é usar o valor recebido para investir. Nesse sentido, podem ser duas formas de investimento. Uma delas é aplicação em ações e outras formas de negócio, de maneira que você amplie ainda mais essa renda extra. Por outro lado, também pode ser entendido como o investimento em infraestrutura, tanto no seu imóvel utilizado para o aluguel de temporada, quanto na possibilidade de comprar outra propriedade e ampliar o seu negócio.

Lazer – Existem diversas outras opções para utilizar o dinheiro, conforme a necessidade de cada um. Mas vamos deixar como última dica a utilização da renda para o lazer. Para quem gosta de viajar, principalmente, é uma boa escolha, já que a sua casa vai estar sob a tutela de outra pessoa e você terá uma renda voltada para este fim específico. Além disso, é possível procurar lugares diferentes de onde você está acostumado a ir, aproveitando o sossego ou o agito, conforme o seu gosto.

Gostou das dicas e sugestões? Fique atento ao nosso blog para mais conteúdos como esse.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *