Bombinhas é a cidade com mais praias certificadas com a Bandeira Azul para verão 2021

Bombinhas é uma das cidades que mais atrai pessoas para passar o veraneio e também para aquelas que desejam morar no litoral. O munícipio possui uma infraestrutura impressionante e cativa todos os turistas que visitam a praia.

Além disso, as belezas naturais e a diversificação da natureza também chamam bastante atenção, bem como a gastronomia baseada em frutos do mar. Mas é claro que o espetáculo principal são as praias de Bombinhas. Nesse sentido, a Zart Imóveis tem uma notícia muito boa para trazer para vocês: Bombinhas é a cidade com mais praias certificadas com a Bandeira Azul para verão 2021.

A escolha das praias certificadas é definida pelo júri do Programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca. Para isto, elas precisam ter a aprovação em 34 itens e seguir cada especificação à risca.

Nesta temporada de verão, das 18 praias que receberão a Bandeira Azul de certificação ambiental no Brasil neste verão, 11 estão em Santa Catarina. Este número é maior do que no ano anterior, quando oito praias do estado receberam a certificação. As estreantes de 2021 são: Praia da Conceição, em Bombinhas, Praia do Forte, em São Francisco do Sul, e Praia Grande, em Penha.

Além disso, Bombinhas é a cidade que mais possui praias certificadas com a Bandeira Azul em todo o Brasil, totalizando três praias. As praias certificadas de Bombinhas são a Praia da Conceição, que como falamos anteriormente foi escolhida pela primeira vez. E as outras duas, que já estiveram na lista também em outros anos são as praias de Quatro Ilhas e Mariscal.

Além delas, as outras praias que de Santa Catarina que receberam o reconhecimento são: a Praia Grande, em Governador Celso Ramos, Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis, praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú e Praia da Saudade, em São Francisco do Sul. Também existem em Santa Catarina duas marinas certificadas, que são o Iate Clube de Santa Catarina, na Capital, e a Marina Tedesco, em Balneário Camboriú.

Para receber a certificação, além de ter a aprovação em 34 itens, as praias também devem, obrigatoriamente, oferecer programas de educação ambiental. Além disso, elas precisam informar sobre a qualidade da água, sobre áreas ambientalmente sensíveis e as regras de conduta dos usuários.

A cada ano, as praias candidatas recebem uma nova avaliação. Em um primeiro momento, um júri nacional realiza a avaliação das praias e, posteriormente, é passado para uma comissão internacional, até chegar no prêmio final, divulgado na Dinamarca.

Conheças as praias certificadas de Bombinhas:

Praia das Quatro Ilhas

Recebeu este nome pois é possível avistar as ilhas de Bombinhas das areias da praia. Assim, pode-se ver a Ilha de Macuco e as três ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo: Ilha das Galés, Ilha Deserta e Ilha do Arvoredo. Além dessa atração turística incrível, a praia tem diversos atrativos para todos os tipos de turistas.

O mar quente e de águas cristalinas é um dos maiores motivos para receber visitas, além das ondas que chamam muitos surfistas para o local. Além disso, as areias brancas são repletas de cristais de quartzo, fato que contribui para aumentar o ar místico do local. Para quem gosta de passeios ao ar livre e curtir a natureza, a praia das Quatro Ilhas também possui uma vasta faixa de vegetação preservada.

Com tantas belezas naturais, o turismo ecológico é um dos principais fatores para as pessoas visitarem, sejam sozinhas ou com a família e amigos. Como ela possui um pequeno morro, é possível fazer trilhas e conhecer paisagens bastante diferenciadas. A faixa de areia também é um espaço muito agradável para aproveitar os momentos na praia, curtir o sol e o mar e também aproveitar da gastronomia local.

Para quem prefere mais conforto, no canto sul da praia fica um helicóptero que faz passeios pelas praias do munícipio. Assim, é possível admirar as belezas naturais de Bombinhas a 150 metros de altura.

Praia de Mariscal

Uma praia pequena de Bombinhas, possui diversos atrativos, dentre eles o Morro do Mariscal. Na sua subida é possível apreciar a vista da praia e as belezas únicas do local, além de poder curtir tudo dos diversos mirantes da trilha. Ela é uma praia pequena, mas que recebe grande movimentação durante a temporada de verão. Ela possui esse nome porque muitos mariscos são encontrados por toda a faixa de areia.

Sua extensão de areia é boa para praticar caminhadas, curtindo a brisa do mar, que é cristalino e relativamente tranquilo. Nesse sentido, as ondas de médio porte da Praia de Mariscal proporcionam boas condições para o surfe, mas os momentos mais tranquilos também permitem a prática do stand up paddle. A pesca esportiva também é muito praticada na região, que possui uma grande biodiversidade por conta do mar aberto.

Praia da Conceição

Pela primeira vez como uma das praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul, possui uma extensão de apenas 453 metros. É uma área pouco urbanizada, contando com apenas um trecho com calçadão, ciclovia e vegetação de restinga.

Como é cercada por morros, os turistas ficam protegidos do vento, podendo aproveitar as águas calmas e cristalinas para relaxar e curtir o banho. É um lugar especial para passar um tempo com a família, realizar um piquenique e aproveitar a vista e o clima agradável.

Ela é ideal para quem quer curtir o sossego do litoral. A mata nativa traz um toque especial, nesse sentido, aumentando ainda mais a sensação de paz e tranquilidade. Ela fica separada da praia de Canto Grande pelo mar de fora e por uma pequena porção de terra que avança para o mar chamada de Ilhota.

Sua areia é mais escura que outras praias, devido a concentração de areia monazítica que possui uma concentração natural de minerais pesados. Estas areias são conhecidas por seus supostos efeitos terapêuticos, popularmente utilizados no tratamento de artrites e inflamações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *