Bombinhas oferece cadeira anfíbia durante toda a temporada de verão

Bombinhas é para todos! Teremos cadeira anfíbia durante toda a temporada de verão.

Curtir a praia deveria ser um direito de todos, não é mesmo? Mas muitas vezes nem todo mundo consegue aproveitar e por conta da falta de acessibilidade deixam de poder usufruir do mar, da areia e do clima litorâneo que tanto amamos.

Pessoas com deficiência ou idosos que possuem alguma dificuldade com mobilidade física podem não conseguir entrar no mar e desfrutar dessa sensação gostosa que é estar em contato com as águas. 

Pensando em formas de aumentar a inclusão e a qualidade de vida das pessoas, a prefeitura de Bombinhas, vai disponibilizar cadeira anfíbia durante toda a temporada de verão.

O equipamento possibilita que deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar as praias e tomar banho de mar de forma segura e confortável. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setur) de Bombinhas, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Este é o segundo ano que a cadeira anfíbia faz parta da programação do Verão Bombinhas Bom Demais. Ela está à disposição diariamente até a Páscoa, dia 04 de abril, de forma itinerante, sempre a partir das 9h, nas praias de Bombas, Bombinhas e Canto Grande, somente nos dias de chuva que o serviço é suspenso.

A cadeira para a inclusão não está somente em Bombinhas, como falamos anteriormente. Conforme a demanda, também há a opção de utilizar a cadeira em outras praias.

Para isso, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo para verificar a disponibilidade e reservar a cadeira, através do WhatsApp (47) 99675-9800 ou do e-mail turismo@bombinhas.sc.gov.br.

Também é possível baixar o aplicativo CBMSC Praia Segura, disponível no sistema Android, e acompanhar em tempo real em qual praia a cadeira anfíbia está à disposição.

Para maior segurança dos usuários a cadeira anfíbia fica sob a responsabilidade de um profissional treinado. Caso não tenha demanda, essa pessoa começa a transitar com a cadeira para procurar por quem possa precisar dos serviços, retornando periodicamente para o ponto inicial.

Se não tiver demanda no dia na praia agendada, mas haja em outra praia, a Secretaria de Turismo está à disposição para atender conforme a necessidade. Os locais e datas podem ser consultados no site http://turismo.bombinhas.sc.gov.br/eventos ou na programação disponível no topo das páginas do facebook /bombinhasSC e /seturbombinhas.

Caso haja mais de uma pessoa que necessite dos serviços no mesmo local, o responsável pelo equipamento na praia determina um sistema de rodízio em comum acordo com os usuários.

Qualidade de vida em Bombinhas

Não é de hoje que Bombinhas se preocupa com a inclusão e a qualidade de vida no município e em suas praias. Como dissemos anteriormente, é a segunda vez que a cadeira anfíbia é utilizada no município. Além disso, Bombinhas é a cidade com mais praias certificadas com a Bandeira Azul para verão 2021.

A escolha das praias certificadas é definida pelo júri do Programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca. Para isto, elas precisam ter a aprovação em 34 itens e seguir cada especificação à risca.

Ou seja, o município está envolvido e se preocupa com a qualidade das suas praias. Além de ter a aprovação em 34 itens, as praias também devem, obrigatoriamente, oferecer programas de educação ambiental. Além disso, elas precisam informar sobre a qualidade da água, sobre áreas ambientalmente sensíveis e as regras de conduta dos usuários.

Com uma população pequena, de aproximadamente 17 mil habitantes, Bombinhas sempre se destacou pela hospitalidade do seu povo e, principalmente, pelas belezas naturais e grande diversidade paisagística.

A cidade é formada por praias, costões, pequenos córregos e ribeirões, e a exuberante mata atlântica. Com o tempo, começou a ser bastante procurada pelos turistas e se tornou um dos principais refúgios para quem desejava apreciar o litoral.

Ele é procurado, em geral, pela paz e tranquilidade que proporciona aos visitantes. Essa calmaria agrada quem deseja escapar do agito dos grandes centros urbanos e praias mais agitadas, como Balneário Camboriú, por exemplo.

Mesmo sendo pequena, Bombinhas vem recebendo investimentos altos para melhorar a infraestrutura e aumentar ainda mais suas estatísticas de qualidade de vida para moradores e turistas e proporcionar uma melhor experiência para os visitantes.

E mesmo com esse rápido e impressionante desenvolvimento, ela mantém suas características tradicionais e aconchegantes, preservando a qualidade de vida da população local e visitantes.

Além disso, o fácil contato com a natureza e com o mar calmo e agradável, são grandes indicativos da qualidade de vida da cidade. Os números também nos ajudam a enxergar isto. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de Bombinhas é de 0,781, que é considerado alto, acima do nacional.

Os indicativos analisados para o índice são renda, longevidade e educação. A cidade tem um PIB per capita de R$ 32.125,78 e a educação apresenta ótimos números também, sem contar a taxa de escolarização das pessoas de 6 a 14 anos, que é de 99%.

Foto: Amanda Weber

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *