O que fazer em Bombinhas: Mergulho na Ilha do Arvoredo

Para quem busca o que fazer em Bombinhas, o mergulho na Ilha do Arvoredo é uma ótima opção.

Bombinhas é inegavelmente um paraíso na terra. A cidade possui diversas atrações que chamam atenção de turistas o ano todo. E a principal, como não poderia ser diferente, é o fato possuir um dos mares mais bonitos de Santa Catarina.

As águas cristalinas e quentes chamam a atenção e conquistam as pessoas que experimentam um bom banho de mar. Além disso, proporcionam aventuras radicais, como é o caso da prática de mergulho na Ilha do Arvoredo.

Ilha do Arvoredo

E possível mergulhar na Ilha do Arvoredo através da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. O espaço de preservação compreende uma área de 17,6 mil hectares e 54,8 km de perímetro. Ela foi fundada em 1990 com o objetivo de proteger a fauna e flora nativa, além de servir de fonte para diversas pesquisas.

Atualmente o acesso é controlado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Toda a reserva é composta pelas ilhas: do Arvoredo, Galé e Deserta, além do aglomerado rochoso conhecido como Calhau de São Pedro.

Além de ser recoberta pela Mata Atlântica, a paisagem da Ilha do Arvoredo conta com aves raras, como o trinta-réis. Com o trabalho de preservação ambiental, é possível encontrar durante o mergulho na Ilha do Arvoredo corais exóticos, gorgônias, arraias, tartarugas moreias e inúmeras espécies de peixes. Atualmente, operadoras de mergulho de Bombinhas têm acesso regularizado para guiarem expedições de mergulho no sul da Ilha do Arvoredo.

As operadoras de mergulhos de Bombinhas são qualificadas como Centro de Mergulho e Desenvolvimento de Instrutores 5 Estrelas PADI. Isso permite que, além dos mergulhos experimentais, seja possível realizar cursos e qualificações profissionais de mergulho.

Preservação

Para garantir que a área continue sendo preservada, somente são permitidos vinte visitantes por dia no local. A melhor época para mergulhar na Ilha do Arvoredo é durante o verão, quando a visibilidade da água chega a 15 metros de profundidade. Para poder praticar mergulho, existe em Bombinhas diversas operadoras que são responsáveis por realizar os trajetos e as operações na Ilha do Arvoredo.

Como existe o limite de visitantes, para fazer o mergulho é necessário contratar uma destas operadores, que oferecem diversos pacotes de mergulho. Atividades como snorkeling, mergulho com cilindro e trajeto até o local inclusos, em passeios que podem durar até o dia inteiro.

O grande diferencial é a água cristalina e quase transparente, o que proporciona a possibilidade de entrar em contato com a natureza marítima. É possível fazer mergulhos visíveis em até 20 metros de profundidade e nos passeios é possível contemplar espécies exóticas da fauna e flora local, além de naufrágios grandiosos.

Além disso, na Reserva do Arvoredo há mais de 200 espécies marinhas, e uma flora incrível e intacta. Grandes garoupas, anchovas, badejos, tartarugas, arraias, cavalos-marinhos e vários tipos de cardume compões a fauna da área.

Existem diversos pontos de mergulho na Ilha do Arvoredo. Um dos pontos mais populares é chamado de Saco do Batismo, que é para quem deseja experimentar o esporte radical. Para os iniciantes é uma experiência única, já que eles podem ter contato com tartarugas, grutas e cardumes de peixes crípticos. A profundidade é de 8 metros e a correnteza calma a caracterizam como mergulho de nível básico.

Outros pontos para mergulhadores mais experientes também podem ser encontrados e alguns deles com até mesmo 30 metros de profundidade, revelando as características mais incríveis da reserva.

A Baía das Tartarugas é outra considerada de nível básico. Ela varia conforme as condições do mar de Bombinhas para mergulho. É ideal para as pessoas que querem fazer o mergulho de batismo, ou seja, iniciar na prática e começar a se especializar futuramente. São 12 metros de profundidade e o fundo é composto por pequenas lajes. Desse modo fica mais facilitado o encontro e a visualização de tartarugas. Além disso, a área possui uma das grutas mais famosas da região de Bombinhas.

Outro ponto interessante é a Baia do Engenho. Aqui o nível de mergulho pode variar conforme o gosto de quem contrata o serviço, indo do básico até mesmo ao avançado. Com toda a certeza é o destino ideal para mergulhadores em etapa de treinamento. Sua profundidade de mergulho varia de 8 até 18 metros, possibilitando treinamentos seguros e que coloquem o aprendiz em situações reais de mergulho.

E, por último, a Ponta do Farol. Este é um dos locais de nível avançado e somente é recomendada apenas para mergulhadores experientes. É o mergulho mais profundo da Ilha do Arvoredo, com 33 metros de profundidade. Além disso, dependendo das condições do clima e do mar, as correntes marítimas podem ser intensas. Apesar do desafio, é considerado um dos lugares mais belos da região para praticar mergulho. Também é um lugar de passagem de muitos cardumes e peixes grandes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *